Em uma tarde ensolarada de terça, motivado pela ociosidade de Caio – criança sem atividade desfaz a faxina da semana em poucas horas – convidei-o a um passeio, fomos ao Espaço Ciência.
Já no caminho a conversa através do retrovisor central do carro indicava as surpresas e gargalhadas do agradável e despretensioso passeio.
Ele estava a cantar uma música tema de um filme bastante ‘CURIOSO’. A música fala sobre descobertas, fantasias e amor, só que em inglês.
Caio domina a técnica do ‘embromation’ perfeitamente.
- Filho, vou te filmar cantando para que eu faça um novo clipe: Caio, o curioso.
Minha intenção era delinear mais claramente a relação com o universo infantil que no filme é tratada através de um macaquinho disposto a descobrir, fantasiar e acabar com qualquer faxina.
Caio gostou da idéia e prontamente intensificou o treino voltando a faixa no meu celular.
Chegando ao Espaço Ciência, que é um grande parque em Olinda com experimentos, réplicas e bastante verde; ficamos entusiasmados. Dançamos e fizemos a ‘pedalada do Robinho’ em frente a um espelho ‘maluco’ cuja imagem refletia nossas pernas gigantes e nosso tronco mínimo. Em uma maquete de uns 5 metros, vimos como funciona a geração de energia em uma usina hidroelétrica. A ansiedade tomava conta de Caio, pois chegaríamos ao parque dos dinossauros: Representação feita em barro e cimento da geografia e de algumas espécies da era dos dinos.
Ao chegarmos na entrada do parque fomos chamados por uma dupla de PM’s, sentados, pareciam ter muitos anos de farda, cansados e desmotivados, os quais nos disseram que havia possibilidade de assalto no parque dos dinos, pois malandros pulam a cerca do parque e que sem o monitor, naquela hora, era perigoso. Na hora gelei com a provável frustração de Caio.
- O que? Não entendi! Perguntou Caio testando a adequação do discurso do PM.
- É porque tem uns cheira-cola que pulam a cerca e assaltam as pessoas
- Que porra é essa? Policial do parque dizendo isso a uma criança?! Mas aqui não é um parque mantido pelo governo? Deveria ter segurança. Pensei!
Enfim, voltamos sem os dinos, mas continuávamos descobrindo e sorrindo.
Voltando pelo parque, Caio estava fantasiando-se um super-herói em encontro a um ladrão desses:
- Eu torcia o pescoço dele, dava um murro no olho dele.
- E você, papai?
Aproveitei o momento para uma pitada de realidade, pois às vezes a fantasia é ofuscada por ela:
- Eu preferia dar a ele o que ele queria: dinheiro, celular, relógio... à levar um tiro e tu ficar sem teu papai.
Caio nesse momento ficou pensativo até chegarmos ao carro. Eu, para quebrar o clima:
- Esta é a semana do meio ambiente, viremos na quinta e participaremos da exposição com um monitor, inclusive na parte dos dinossauros.
Coloquei uma de suas músicas preferidas ‘o baile da betinha’ no celular, baixei o retrovisor no exato momento do seu sorriso:
- Eu não quero perder nem 1 sorriso seu, filho.
Ele continuou a ouvir a música e, quando volto minha atenção ao trânsito, com a voz mais doce do mundo:
- Tá perdendo papai!
Como é incrível esse moleque...
Ps.: Cliquem nos links para ouvirem as músicas.
Beijos.
Ênio Souza
7 comentários:
Sem comentários. Sou fã desse nosso filho!!! Ele consegue contornar as dificuldades impostas pelo cotidiano e ser feliz.
É, Fred... não conheço teu filho pessoalmente ainda, mas gostei desse moleque. Bonitão ele! Agora é minha vez. rsrsrsrsrs. Abraço.
Fred, estou realmente encantada com teu Blog. Apesar de conhecê-lo e saber das suas habilidades com a palavra, me surpreendi com a forma deliciosamnete simples e compenetrante que é desenvolvida nos seus textos. Agora, é claro que tudo que tiver por tema o meu sobrinho preferido ficará extremamente belo!!! rsrsrsrs.
Realmente estas de parabéns!
Fred! Concordo com o comentário acima. Realmente vc está de parabéns por conseguir ilustrar tão bem suas histórias sem, para isso, se utilizar de recurso gráficos. Como diria um outro: "as palavras falam por si só".
Continua nesse caminho cara!
E sobre Caio... sem comentários... Grande garoto e, a depender dos ensinamentos que vem sendo deixados por vc e Juliana, será um Grande Homem.
Abraço
Valeu grande Adonay, obrigado pelo incentivo. Esperamos que Caio faça um bom uso dos nossos valores para fomentar uma base que propicie o aprendizado da vida e do mundo.
Poxa, foi lúdico demais esse momento! =) Senti cada parte! Nem sei se foi melhor tu me contando ou eu lendo aqui, tudo de bom!
E volto a dizer: esse moleque é incrível!!
Postar um comentário