sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Novelo

 

Engraçado como nossa mente divagante vai nos levando a lugares e trazendo à tona referências de todos os lados. O pensar não tem partida nem chegada, é como um novelo de lã que nos leva por diversos fios.

Por vezes chego a lugares que, de tão loucos preciso voltar e entender o percurso.

Acho que a busca da consciência individual pressupõe embarcar em uma viagem sem volta com o único propósito... Verticalização.

Em minha mente, eventualmente caótica, simplificava o propósito de minha viagem nesse plano em duas palavras: Amar e ser feliz. Kkkkkkkkkkk

Não tem como simplificar a vida assim... Tem coisas que não dá pra resumir em palavras, assim como um novelo de pensamento, viver é um novelo de sensações e experiências que de tão dinâmicas e pessoais não podem ser meramente niveladas, como uma receita ordinária do que fazer, passo a passo.

Então, tá; temos outros fios: intuição, percurso, sentidos, aprendizado... Somos um quadro inacabado até o último suspiro.

Esse propósito tão literal passou a não me caber, era necessário entrar no campo dos sentidos.

Porém, para entrar nesse campo foi preciso esticar o fio de minha consciência humana. Questionar verdades e certezas, me olhar no espelho profundamente. Isso não tem sido tarefa fácil.

 

Mas tenho ido bem, hoje defino meu propósito de viver em estar cada vez mais no meu lugar.

As vezes vem um sentimento de calma, um estio na tempestade, um canto dos pássaros entre tanto grito, um sorriso acolhedor ou um abraço cósmico.

Meu propósito de viver é ter sucesso. Sucesso é estar no terreno mais fértil para nosso crescimento humano. Em total equilíbrio com todos os seres que me rodeiam.

Esse é o fio que busco no novelo de minha existência. Sem medo de encontrar nós e com coragem para desatá-los.

Estou em um momento dos mais especiais e felizes que já experenciei. Já vivi outros, mas nunca tão consciente. Eu acho que a beleza estava diante dos meus olhos há tempos, contudo ela só se torna real com a consciência.

Essa consciência, ferramenta que torna tudo real, também me leva a lugares incômodos. Encarar meus defeitos é um deles.

Considerando que estou em constante construção, o processo de tomar consciência me conduz sempre a desafios importantes para minha construção. Não é possível desvencilhar meu propósito de viver da angústia e ansiedade desses nós.

Estou eu, em um dos anos mais incríveis que vivi, observando as próximas amarras que preciso desenrolar para seguir o fio de meu viver.

 

O nó que me ocorre agora é perceber que estou sozinho nesse percurso.

Tudo que tenho vivido, isso inclui todos os sentidos, construções, contemplações, trocas pertencem a mim. Naturalmente quero trazer pessoas para minhas observações e vivências. Mas é um engano esperar que as pessoas, mesmo as mais próximas, percebam o mundo a partir de meus olhos.

Não é a aceitação, entendimento ou compreensão de ninguém que torna toda essa felicidade real. Não preciso disso.

Espero sim que, em meu exercício de consciência e desenvolvimento, eu possa repercutir nas pessoas, especialmente as quem eu amo, mas respeitando o novelo de cada um.

E isso é o próximo emaranhado a desenrolar.

É muito louco que um momento de êxtase e alegria desnude um nó que para desatá-lo precise lidar com angústia, medo e incertezas. Mas é isso que torna tudo real.

Meu propósito é estar com meu novelo.

Na fluidez das recompensas que o universo me presenteia vou encontrando e desatando os nós necessários à minha construção humana. Amar e ser feliz é na verdade uma valiosa ferramenta pra algo maior...

 

O fio de meus pensamentos divagantes me levou ao princípio do Peter Parker:

"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"

Hora de guardar o novelo. kkkkkkkkkkk

Nenhum comentário: