sexta-feira, 31 de março de 2023

Drão

 

Mais uma vez retorno aqui... não levo mais em consideração o tempo de minha ausência.

Levaria se escrever fosse um parâmetro que representasse a proximidade de mim.

Considerando que as críticas e vergonha ao ler textos íntimos da década passada são na verdade gatilhos do percurso de crescimento que cheguei até aqui, diria que sempre voltarei, sempre que quiser.

 

Eu quero!

 

Hoje sou um chato, que pensa demais e escreve de menos. Talvez tenha mudado a estética de minhas divagações, e é até natural isso, mas um pensamento escrito se perpetua. Então nada representa mais este retorno que a perpetuação...

Não que eu tenha a expectativa de ser tão bom ao ponto de me perpetuar em meus registros, minha expectativa é me perpetuar pra mim mesmo no futuro.

Gostaria de registrar tudo que sinto pra revisitar amanhã...

A minha construção como ser humano posso admirar.

 

E admiro!

 

Sempre fui reflexivo em relação a manifestação de meus valores, mas é preciso ir além... Observar é só o primeiro passo. É preciso saber de onde vem, investigar-se a ponto de identificar as próprias crenças, defeitos e virtudes.

É preciso identificar as motivações de nossas ações, minunciosamente. Para daí entender qual nosso percurso nessa estrada terrena. Para isso é preciso nadar contra a maré em uma sociedade que busca nos perfilizar para vender algo pra nós...

Precisamos entender nossa complexidade e nos enxergar fora de qualquer padrão.

No percurso de olhar pra mim intimamente, minunciosamente, precisei me despir da expectativa que as pessoas têm de mim. Tudo que as outras pessoas pensam sobre mim pertence a elas, não a mim.

Meu íntimo e a construção de meu ser só pertencem a mim mesmo. Exceto por um fenômeno, fenômeno tal que nos diferencia de todos os animais, o amor!

 

E sinto!

 

Em minha opinião, amor, é uma utopia, algo que buscamos e no máximo, em seu pleno exercício, conseguimos algumas “amostras” de seu caminho... um sorriso mútuo, uma felicitação nativa, uma força de querer bem, um sentimento de justiça, compaixão, solidariedade...

O amor é a força mais forte do universo e não se representa em sua totalidade em matéria.

Estamos aqui, neste plano, em uma etapa de aprendizado do que é o amor.

Tenho uma sensação pessoal de que o amor é uma ferramenta com a qual, sozinha, não nos capacita a resolvermos os problemas do mundo hoje. Mas é a única saída pra plantarmos isso.

Falo isso pela nítida impressão de que só plantando o amor, resolveremos nossos problemas.

Assim como uma semente que germina e dá novas plantas e posteriormente frutos, o amor precisa de continuidade, nossa noção de tempo não é compatível com a construção do amor.

 

Por hora, vamos contribuir para que o amor possa florescer e construir uma sociedade justa onde todas os seres tenham uma vida justa e capaz de desenvolver essa virtude enquanto muda o mundo. Mudemos nós então.



Enio Fred.

Escrito em 09/09/22

Nenhum comentário: